SANITIZAÇÃO

A importância de sanitização:

Para assegurar a qualidade e segurança dos produtos finais, é fundamental a adoção de programas bem elaborados de higienização e sanitização industrial, pois representam um auxílio valioso e que podem livrar a sua empresa de situações de recall, recolhimentos e crises que possam impactar a imagem da empresa.

O que é sanitização?

Segundo a Resolução nº 14 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a RDC 14/2007, a sanitização consiste em reduzir microrganismos críticos para saúde pública em níveis considerados seguros. Na prática, é um processo que deixa o ambiente seguro no quesito de microrganismos.

Atualmente, a sanitização de ambientes tem sido amplamente divulgada como forma de desinfecção preventiva contra o coronavírus, entretanto, o procedimento é muito comum como forma de combater o mofo em qualquer tipo de edificação, residências ou empresas, além de prevenir contaminação por bactérias, principalmente nos segmentos de saúde e alimentação.

Com a chegada do frio, a sanitização também é uma medida importante para prevenção do vírus da gripe e das doenças respiratórias desencadeadas por agentes alérgenos.

Em quais locais deve ser realizada a sanitização?

Todos os locais onde há circulação de pessoas devem ser sanitizados. Em geral, vários segmentos e estabelecimentos podem se beneficiar dos efeitos da sanitização. Confira, a seguir, uma lista de ambientes em que a sanitização é fundamental:

  • Estabelecimentos de saúde: hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias;
  • Vias públicas: calçadas, praças, paradas de ônibus, parques, ruas comerciais com grande fluxo de pessoas;
  • Comércio e serviços: lojas, supermercados, bancos, restaurantes, padarias, postos de combustível, cartórios, escritórios, hotéis e pousadas;
  • Indústrias: todas as indústrias, com destaque para o segmento alimentício, que segue rígidas normas sanitárias;
  • Transportes: ônibus, vans, trens e até mesmo carros de aplicativo podem tornar seus espaços mais seguros com a sanitização;
  • Residências: para garantir um ambiente saudável e seguro para a sua família.